Envie sua história
mar 29, 2017

Como escrever seu votos de casamento

Cerimônia

Escrever os votos é um desafio curtinho, rápido mas que vai significar muito no momento em que for dito no altar. É dele que os noivos se lembraram pelo resto da vida e vão se apegar nos momentos difíceis que surgirem durante o casamento.

Sendo assim nada mais importante que saber por onde começar a escrever, lembrando que os votos são super pessoais e sinceros, então o post de hoje não será um “roteiro” para ter os votos prontos e sim algumas dicas importantes que vão deixar suas palavras fluirem mais facilmente.

O primeiro passo é encontrar um lugar silencioso e calmo para que você consiga extravasar todos sentimentos que o momento merece né? É importante que você se concentre nos momentos que viveu com seu noivo e se lembre apenas dos que deixaram boas lembranças ou até lições importantes.

Como escrevo para o blog sei que muitas vezes é difícil ter toda a inspiração do mundo, mas escrever os votos não é uma questão de criatividade e sim de sinceridade.

Escreve tudo o que sente, pensa e deseja passar ao lado da pessoa que vai dizer sim pra você, esse será um momento de declarar seu amor não só pra ele/ela mas para todos que vão estar ali.

nov 16, 2016

Tudo sobre cerimônias personalizadas

Cerimônia, Planejamento

Faz tempo que o tradicional momento dos votos “na alegria e na tristeza” vem sido substituído por novas maneiras emocionantes e cheias de significado.

Por isso conversamos com uma empresa especializada no assunto pra tirar todas as suas dúvidas!

O casamento ecumênico por exemplo, é celebrado quando os noivos podem ter religiões diferentes sendo cristãs, ou seja: católico e evangélico, pentecostal e judeu entre outras religiões.

Quem nos explicou os detalhes sobre cada estilo de cerimonia e os passos que se deve seguir foi a Liz  do Casamento Eucumênico.

Ela trabalha nesse mercado a mais de 8 anos e viaja pelo mundo descobrindo essas novas cerimonias e trazendo para o Brasil, como a cerimônia Vitoriana.

 

CELEBRANTES E CERIMÔNIALISTAS 

Existe uma grande diferença entre cerimonialista e assessor (breve um post) mas afinal de onde vem os cerimonialistas?

Nessa empresa por exemplo, existe um treinamento igual para todos que são contratados independente da formação podendo ser desde pessoas que trabalham como hobby até jornalistas.

Porém todos passam por uma espécie de “faculdade eucumênica” e segundo a própria Liz, são ensinados a celebrar o amor desde o começo.

O estilo do cerimonialista e do texto escrito são os noivos quem escolhem e caso não curtam muito a pessoa  escolhida no primeiro encontro, tem a opção de escolherem outro que combine mais com o estilo deles.

PROCESSO DE ESCOLHA 

Os noivos vão até a empresa de cerimonias e montam um pacote que pode conter:

separator heartA pessoa que vai realizar o casamento, pode ser um padre, pastor, monje ou apenas um celebrante

separator heartEscolher 1 ou todas os estilos de cerimonias simbólicas

separator heartAdicionar o efeito religioso, que é quando o cartório esta presente para validar o casamento pela lei (assinar os papeis e etc.)

separator heartDefinir o tempo de duração da cerimonia que pode ir de 20 minutos á 1 hora.

Depois do primeiro contato, os noivos marcam mais um encontro para escolher o celebrante e respondem um questionário bem detalhado para que a empresa possa conhecer os dois com perguntas como o que é amor para você, o que significa Deus, entre outras coisinhas.

E ao fim da segunda parte os noivos estão prontos para escolher qual cerimonia combina mais com seu casamento ou decide por fazer todas de uma vez, o que acontece muito.

CERIMÔNIA DA AREIA 

É linda e cheia de emoção, nesta cerimonia um vidrinho de areia da cor que os noivos podem escolher antes é dado aos padrinhos e aos noivos. O celebrante pede para que os padrinhos fechem os olhos e passem para o vidrinho tudo o que desejam ao casal, depois diz aos noivos que encham um vaso cada um com sua areia e pede a mesma coisa aos padrinhos.

Quando esta completo com areia, ele diz que aquele vaso represente a vida dos noivos após o casamento, que já não são mais apenas um e carregam o carinho de cada padrinho e amigo que colocou sua areia.

il_570xn-536369690_9pkecasamento_cerimonia_areia_021

 

CERIMÔNIA DA ROSA 

Antes mesmo do casamento acontecer, é pedido a noiva que separe uma rosa para o dia sem nenhum espinho, de preferencia a mais linda que encontrar.

Um textinho padrão já é preparado, e no dia do casamento o noivo recebe a rosa e diz para noiva, que aquela rosa representa o amor dele por ela, e que assim como aquela rosa que um dia foi um botão e floresceu, o amor dos dois cresceu.

Ele promete que em cada aniversario de casamento dará uma rosa pra ela e entrega a flor para a noiva.

Já a noiva que recebe a rosa, diz o mesmo sobre simbolizar o amor dela por ele e lembra que assim como a flor que precisa de água para florescer, o amor dos dois também deve ser regado prometendo colocar a rosa na água todos os aniversários de casamento.

captura-de-tela-2016-11-16-as-20-52-31

 

CERIMÔNIA VITORIANA

Esse estilo é original da Inglaterra, exclusivo só no Casamento Eucumênico e uma da mais emocionantes que eu conheci! Nessa cerimonia os noivos devem escolher:

separator heart Algo velho

separator heart Algo novo

separator heart Algo emprestado

separator heart Algo azul

Para representar cada um desses objetos, eles escolhem uma pessoa que é quem vai decidir qual objeto levar e vai entregar aos noivos no momento do casamento.

CERIMÔNIA DA ÁGUA 

Esse estilo é ideal para pessoas mais tímidas, simplesmente por que nessa cerimonia os noivos não precisam falar, apenas lavar um a mão do outro com a água de uma jarra simbolizando a humildade, lealdade e altruísmo. Depois que lavam as mãos cada um recebe uma toalhinha e o celebrante faz um pequeno discurso. Intimista e emocionante!

juliane-e-eduardo-franco-rossi-agua

 

CERIMÔNIA DO VINHO 

Na cerimonia do vinho, o celebrante leva com ele 2 taças de cristal. Uma das taças tem um liquido bem amargo e a outra um liquido doce, ele então pede para que noivos bebam primeiro do liquido amargo e diz que esse azedinho representa os momentos de provação e luta que o casal vai passar.

Depois o liquido doce,  que representa todos os momentos bons e de companheirismo que vão ajudar aqueles amargos a serem vencidos, de todas essa é a mais profunda e simbólica de todas aqui.

CERIMÔNIA DO MEDALHÃO  

Acredito que talvez a maioria não se identifique com esse estilo, mas a cerimonia do medalhão é a mais emocionante!

Sabe os casais que em alguns casos já tem filhos de outros relacionamentos? Pois é, quando o pai ou a mãe dessa criança se casa ela não pode ser simplesmente deixada de lado para que os noivos formem uma nova família certo?

Pensando nisso essa cerimonia que é nova no Brasil e original dos Estados Unidos inclui a criança no processo todo, por que além da tradicional aliança, os noivos recebem 3 medalhões que será usado por cada um deles como símbolo de união da família! Fofo não é?

O medalhão original é importado dos Estados Unidos mesmo, mas não precisa ser necessariamente o original, pode ser um pingente ou apenas uma correntinha, o que importa mesmo é a emoção que envolve toda a cerimônia.

s487491064205590083_p3_i12_w2235

 

Pra resumir, todos os estilos diferentes de cerimônia podem ser adaptados pra ficar a cara de vocês, quando se trata de celebrar o amor o céu é o limite.

Leu tudo mas ainda está com algumas dúvidas? Mande aqui pra gente! 

 

Informações: Casamento Eucumênico 

nov 10, 2016

Cerimônia no estilo americano

Cerimônia, Manual

Você já reparou que alguns  casamentos não são mais iguais os de antigamente onde escolhiam milhares de padrinhos e madrinhas com roupas dos mais diferentes estilos?

E que além disso, os noivos estão substituindo essa versão por amigos ou familiares vestidos de maneira igual ou muito parecida?

Existe um motivo pra isso! Esse é o modelo de cerimônia americana.

Se você é uma apaixonada por casamentos mas ainda não sabe como funciona, continue lendo..

Bom, nos Estados Unidos a noiva escolhe suas madrinhas, as famosas “bridesmaids”  , o noivo escolhe seus padrinhos, os “groomsmen” e em muitos casos eles nem se conhecem e vão se ver pela primeira vez no casamento ou nos ensaios!

Mas além disso a noiva escolhe sua amiga mais próxima para ser sua dama de honra enquanto o noivo escolhe entre seus melhores amigos o famoso “best man”.

Basicamente a dama de honra é quem vai ajudar em toda organização do casamento e os momentos (todos) da noiva, já o best man resumidamente organiza despedida de solteiro com o restante dos amigos.

Esse estilo de cerimonia é ótimo principalmente pra novinhos que tem muitos amigos jovens e solteiros, afinal os padrinhos e madrinhas não precisam entrar em conjunto.     (até para evitar confusão com possíveis namorados rs)

Apesar de estar se tornando super comum aqui no Brasil, continua sendo um jeitinho de inovar e surpreender os convidados,  e além de tudo você pode escolher uma única cor ou modelo de vestido do seu gosto para combinar com restante do casamento.

Mas como nossa missão é tirar suas dúvidas de quem esta querendo casar, aqui em baixo separei os pontos mais legais nesse padrão:

  • Padrinhos e madrinhas entram separadamente na cerimônia
  • Os vestidos e buquês das madrinhas devem/podem ser da mesma cor, ou no mínimo parecidos né?
  • Os pais dos noivos podem escolher se sentar na primeira fileira de cadeiras e não á frente
  •  Você não precisa colocar números pares necessariamente ufa!
  •  As fotos ficam lindas e harmônicas 🙂

 

al1_827210553911_712975115459048_567138730181119345_o13913610_722558914550215_4048408844186333932_o

al1_8356

lt_valwander-65